Evitando processos trabalhistas com o monitoramento veicular

Evitando processos trabalhistas com o monitoramento veicular

Administrar o tempo de trabalho dos motoristas de uma frota não é tarefa simples e em várias empresas não existe nenhum tipo de controle. O problema é que essa displicência pode gerar diversos processos trabalhistas.

A boa notícia é que o monitoramento veicular pode ser uma ótima alternativa para evitar esse tipo de situação.

Se você ainda não sabe como essa moderna tecnologia pode auxiliar no controle do tempo de trabalho de seus motoristas, leia até o final e saiba mais.

Evitando processos trabalhistas com o monitoramento veicular

Houve uma significativa mudança na legislação trabalhista em 2015, por meio da aprovação de uma lei que reorganizou toda a jornada de trabalho dos motoristas.

Ela tornou todo o controle bem mais preciso, pois haviam inúmeras brechas para que vários funcionários tivessem processos trabalhistas. Veja os principais pontos que devem ser observados:

  • Controle e registro de toda a jornada de trabalho;
  • Período de descanso de 30 minutos a cada 6 horas dirigindo;
  • Proibição da condução ininterrupta do veículo em todas as viagens que tenham mais de 5 horas e 30 minutos de duração;
  • Garantia de salário básico independentemente do tempo de espera para o carregamento do veículo;
  • Períodos de descanso de 11 horas a cada 24 horas de trabalho.

Vantagens da aplicação do monitoramento veicular

Se sua empresa usar o monitoramento veicular, ela pode se resguardar de possíveis processos trabalhistas dos funcionários que usam má fé, em algumas vezes. Conheça algumas vantagens do monitoramento veicular.

Registro de dados

Essa é uma falha comum na logística de várias empresas do ramo. Essa tecnologia vai permitir o registro de todos os dados referentes à rota dos motoristas.

Isso garante ao gestor de frota uma visão geral de todo o funcionamento do setor, ajudando a escolher rotas melhores e demonstrar onde ocorrem os possíveis atrasos.

Com todos os registros em mãos, o gestor pode tomar as medidas de correção cabíveis para aumentar a eficiência do setor logístico e evitar os processos trabalhistas.

Administração da carga horária

Através dessa estratégia, sua empresa pode evitar problemas futuros com a lei por causa do descumprimento de regras trabalhistas. Essa tecnologia de monitoramento permite o controle total da jornada de trabalho do motorista.

Se o gestor conhecer todas as rotas realizadas, pausas para descanso, horário de almoço e jantar, além de qualquer interrupção na jornada a empresa, a empresa se resguarda bem mais contra os processos trabalhistas.

Mais segurança

A segurança da equipe e da carga transportada é mais uma vantagem do uso monitoramento veicular. Todos os veículos da frota são rastreados 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Com isso, além de se evitar processos trabalhistas, é possível evitar roubos, acidentes ou até rotas inapropriadas. No caso de assalto, é possível determinar o local exato em que o veículo se encontra, evitando-se prejuízos.

Com o monitoramento veicular, também é possível evitar que os motoristas tomem decisões errôneas acerca das rotas, evitando-se acidentes ou atrasos diversos.

Comentários

comentários